Apartamento com passagens mais amplas foi planejado para idosos
Texto Daniela Espinelli | Fotos Sidney Doll
Planejado para um casal de idosos, este projeto teve como requisito passagens mais amplas. Confira!

“Desenhamos no vazio”, explica Bruna Turquiai, que comanda o IBD Arquitetura e Interiores com Daniele Capo e Italo Priore. A explicação é que os profissionais primeiramente definiram a circulação – sempre com, pelo menos, 80 cm – para depois traçarem o layout. A necessidade se deu porque o apartamento foi feito para um casal idoso que, futuramente, poderá precisar de algum amparo na locomoção e, portanto, necessitava de espaço.

A escolha de posicionar o sofá (Nino), de algodão, de costas para o banco (Restaurante) que dá apoio à mesa (Copacabana), com tampo de vidro, se deu para que não fosse preciso “abrir” dois caminhos e, assim, ganhar centímetros na planta de 75 m2 e circulação ampla. Todos os móveis da sala são do Fernando Jaeger Atelier e trazem um visual contemporâneo à integração – reforçada pelo tapete (Mouve, Phenicia Concept), de 3,6 x 2,6 m, que unifica estar e jantar.
A praticidade, sobretudo de limpeza, também foi levada em conta, por isso a opção por piso vinílico (Manaca, HomeFloor) e persianas de madeira.
Destaque reluzente

Na porta de entrada e em um dos nichos da cozinha, o que brilha é o cobre por meio de um laminado (Formica) com o tom metalizado. “Ele trouxe um ar nobre com um investimento baixo”, justifica a designer Daniele Capo.
Sem definições

O móvel da entrada foi desenhado pelo escritório e confeccionado em MDF com melamina (Formica). Multifuncional, dá suporte à cozinha e é aparador para sala e para quem entra – para as chaves, carteira, bolsa etc.
União

Para mais fluidez, espaço e interação, a parede entre a cozinha e a sala foi parcialmente aberta. A ideia é que esse aparador formado sirva de apoio às refeições.
Toque retrô

A proposta desta cozinha era ser prática e com um leve toque retrô – enfatizado pela escolha dos puxadores. A marcenaria foi projetada pelo escritório e teve predominância no acabamento melamínico preto. O contraste se dá pelos nichos: um cobre e o outro amadeirado, que começa no balcão e se estende para a sala. O granito preto São Gabriel na bancada acompanha a paleta e o frontão com espelhos lapidados dá amplitude visual.
Truque

A parede que dividia a sala foi demolida para o quarto ganhar mais metragem. O painel da TV, então, é o fundo de um guarda-roupa, que foi revestido por papel de parede. Perceba que o material se estende até a porta do quarto, criando continuidade.
Varanda

Para que houvesse mais ventilação e incidência de luz natural, as áreas de permanência do estar foram posicionadas próximas à abertura da varanda. Esta, a propósito, foi nivelada e ganhou um deck de madeira cumaru (Madel Concept) como piso. A paleta do apartamento foi trabalhada mantendo a base neutra com pontos de cor. Na sacada, a escolha foi pelo verde, utilizado para remeter um pouco à ideia do campo e das áreas de lazer.

A mesma marcenaria da cozinha foi adotada na varanda. Porém, este ambiente traz frontão com geométricos ladrilhos (Calu Geo Preto, Decortiles) e cadeiras com estofado verde (Clip, Fernando Jaeger). Ao fundo, um móvel camufla as condensadoras do ar-condicionado e faz as vezes de aparador.
Luz inteligente

Sobre a mesa de jantar (Nômade, Fernando Jaeger) de seringueira, despontam três pendentes metálicos (Efeitoluz) com formatos diferentes. “A ideia foi dar movimento”, explica o arquiteto Italo Priore. No central, foi inserida uma lâmpada com Bluetooth que pode acionar o alto–falante para escutar músicas.
Quarto da esposa

Por mais comodidade, o casal preferiu ter quartos separados. Este é o da esposa e foi planejado com tons de azul para trazer tranquilidade. Eles aparecem pontualmente na parede (Noite Calada, Suvinil) e na roupa de cama (3 Irmãs Concept). Para maior acolhimento, um painel de MDF branco divide a parede principal – as laterais dão continuidade com tinta.
DETALHES
Sobre o painel, quadros ficam apoiados (fotos, Henrique Ribeiro). A cabeceira é de MDF com laminado. Abaixo, o banheiro social destaca o porcelanato que imita madeira (Portobello) e o gabinete com laminado e laca azul. A cuba (Sabbia, Barotti Design) traz um conceito moderno, reforçado pelo misturador preto (Celite).

Solução

Como havia um pilar, não era possível dar continuidade ao guarda-roupa. Então, os profissionais criaram uma estante com nichos e painel de TV. Tudo de MDF com laminado.
Quarto do esposo

O quarto do esposo veio com um interessante conceito visual: a persiana se estende até a cabeceira, que conta com um adesivo (Solugraf) de “cidade”, remetendo a uma grande janela.
TUDO PENSADO

O armário, de MDF com laminado e espelhos, ganhou portas de correr para poupar espaço. A suíte conta com a mesma proposta do banheiro social, com diferença do gabinete amadeirado e da cuba esculpida na bancada de quartzo Super White.
De olho na planta

Por onde cirular? Como já dito, o layout foi feito depois que foram traçadas as tão importantes áreas de circulação. As principais mudanças estruturais se deram na cozinha, onde só permaneceu meia parede, e entre a sala de TV e um dos quartos – hoje divididos pela estrutura de marcenaria projetada pelo escritório, a fim de ganhar mais espaço.