Arrume tudo com 5 passos em duas horas!

Visitas inesperadas, jantares de última hora ou... a festa mudou para sua casa? Os motivos para receber convidados quando menos se espera são muitos. Então, nada de se desesperar! Aqui, damos todos os passos para montar uma “recepção express” em pouquíssimo tempo. Até mesmo porque os melhores momentos acontecem quando a gente menos imagina, não é?

Por Gabriela Meschini | Fotos Shutterstock | Adaptação web Tayla Carolina

1. Faltam 120 minutos – comidinhas práticas

Descobrimos que vamos receber em 2 horas. Vamos para a parte mais demorada: o menu. Independentemente da recepção, deve ser prático. No caso de uma recepção informal, invista em um cardápio único. As opções são infinitas, mas há dicas de gostos universais: queijos e vinhos, fondues, tábua de frios, massas com dois tipos de molhos, noite do cachorro-quente ou pizza etc.

Os jantares formais podem oferecer muitas das opções anteriores, mas não como menu único. É essencial servir também uma entrada e sobremesa. No primeiro caso, variedades de pães, torradas, azeitonas, castanhas e aperitivos que vão do saquinho para a mesa devem ter preferência. Quanto à sobremesa, se não tiver a oportunidade de prepará-la, aposte em bombons, sorvetes variados ou o famoso brigadeiro de colher. Todo mundo adora e são super-rápidos!

2. Faltam 75 minutos – bebidas prontas

Para começar, um aviso: de acordo com os convidados, não há nenhum problema em pedir ajuda com esse tema. Uma garrafa de vinho ou um pouco de cerveja são fáceis de transportar e não incomodará aos amigos mais íntimos. Dito isso, esse é o segundo item a se planejar, já que provavelmente você precisará deixar algumas bebidas gelando até a hora da festa.

Vinho e cerveja são unanimidades, além de opções fáceis para calcular – uma garrafa de vinho serve três pessoas, e três latas de cerveja por convidado, geralmente, é mais que suficiente. Ambas as bebidas harmonizam com as sugestões de alimentos do item anterior.

No entanto, caso conte com um prato diferenciado, lembre-se sempre do tipo de bebida para acompanhá-lo. Espumante e vinho branco servem melhor peixes, enquanto o vinho tinto é indicado para carnes. Depois das opções alcoólicas mais comuns, pense nas bebidas sem álcool.

Água e refrigerante também são gostos universais, mas não custa nada investir em variedades de sucos e refrigerante diet ou light para agradar aos convidados. Ter frutas disponíveis é uma ótima saída, pois será possível oferecer drinks àqueles que ingerem e aos que não ingerem álcool – além de servir para decorar os copos!

3. Faltam 60 minutos – abra espaço!

Cardápio pronto, é hora do décor! Aqui, a dica começa enquanto você lê esta matéria: tenha sempre em mente algumas opções de locais disponíveis para uma festa na sua casa. No caso de recepções improvisadas, não haverá tempo de elaborar um ambiente ou mudar os móveis de um cômodo a outro.

Praticidade é tempo, e o tempo é precioso. Se o local planejado contar com uma alteração no layout dos móveis, tudo bem. Comece arrastando-os da maneira que deverão ficar. Também tenha em mente quais são aquelas “peças coringas” que você possui, como pufes ou sofás modulares que podem servir como mesa de apoio ou assento.

Para eventos informais, lembre-se: um ambiente com área central livre gera sensação de amplitude, auxilia a circulação e promove o convívio. Neste caso, também não será necessário acomodar todos os convidados sentados.

 

Para ver o restante dos passos, compre a revista Casa & Construção – Ed. 146