Decoração acolhedora em tons de azul

O tom permeia todo o apartamento, que ganhou planta mais funcional e decoração acolhedora

Por Juliana Duarte | Fotos Alessandro Guimarães | Adaptação web Tayla Carolina

Nas paredes da sala, na decoração… Por todos os lados há detalhes em azul. O tom dita as regras no projeto, criado por Andre Tarrinho, proprietário do Abbey Apartments. Localizado no coração do Porto, em Portugal, o imóvel é da década de 1920. Seus ambientes, no entanto, foram renovados.

“Instalamos teto de gesso em todos os espaços, ampliamos os banheiros e removemos as portas antigas”, conta. Como havia apenas um dormitório, a solução foi planejar uma estrutura metálica elevada. Assim, foi possível criar mais um quarto! O piso desse espaço recebeu cerâmica que imita concreto; já os demais foram revestidos com vinil que simula madeira (tom Carvalho Natural, da Leroy Merlin).

Os quartos contam com 12 m² (superior) e 15 m² (inferior) e ganharam paredes de vidro. Para garantir privacidade, basta fechar as cortinas pretas. As paredes que existiam no imóvel vieram abaixo para permitir a criação de um ambiente único, que em seguida ganhou divisões feitas a partir de elevações no piso.

O recurso também propôs uma espécie de hall no projeto, composto por sofá e um armário de suporte às roupas que, por seus traços mais clássicos e portas envidraçadas, lembra uma cristaleira.

Vigas metálicas garantiram a elevação do piso – e, assim, a inclusão de mais um dormitório na planta. Repare que ao fundo há duas portas de madeira faia (típica em Portugal), famosa por sua coloração clara, homogênea e levemente rosada.

Elas são o guarda-roupa do dormitório! Como não havia muito espaço disponível, Andre optou por embutir o compartimento na alvenaria.

 

Para ver esse projeto na íntegra, compre a revista Casa & Construção – Ed. 147