Air Fryer Gasta Muita Energia? Veja a Conta em kWh!

Air Fryer Gasta Muita Energia? Veja a Conta em kWh!

A Air Fryer Gasta Muita Energia? Será que vale a pena comprar um aparelho como esses? Vai gastar muito ao final do mês?

Para saber realmente o custo de um eletrodoméstico, você precisa levar em consideração o custo inicial (o preço do produto) e o custo de uso do eletrodoméstico.

Uma compra pode parecer boa pechincha inicialmente se o produto tiver etiqueta de preço baixo, mas se o custo de funcionamento do produto for alto, ele vai se equilibrar no final.

Portanto, é importante se atentar todos os aspectos da compra antes de pular de cabeça.

No caso das air fryers, elas são reconhecidamente econômicas e comercializadas como tal. Rotular algo como eficaz em termos de custo não fornece insights suficientes

Dessa forma, fizemos pesquisas sobre o assunto buscando esclarecer essa questão de se a Air Fryer Gasta Muita Energia. Leia conosco!

Air Fryer Gasta Muita Energia?

Ayr Fryer Gasta Muita Energia
Gasta energia ou não?

Mas afinal, a Air Fryer gasta muita energia? A eletricidade gasta pelas mesmas é muito alta em comparação a outros eletrodomésticos?

As fritadeiras de ar não consomem muita eletricidade. Afinal, elas usam a energia de forma eficiente e, em comparação com um forno, reduzem o tempo de cozimento em até 25%, o que, é claro, permite que a frigideira funcione por menos tempo durante o cozimento.

A fritadeira de ar Philips, como exemplo, custa cerca de um centavo para funcionar durante 5 minutos. Isso pode variar um pouco, dependendo do custo da eletricidade por kWh em sua região.

Continue a ler e descubra se a Air Fryer gasta muita energia e para aprender como calcular o custo da sua fritadeira de ar!

Como calcular o gasto de uma Air Fryer?

Ayr Fryer Gasta Muita Energia
Como calcular o gasto da Air Fryer?

Mas, e como podemos calcular o gasto de uma Air Fryer? Como fazemos para saber se a Ayr Fryer gasta muita energia?

Para calcular de fato a quantidade de energia usada pela sua fritadeira de ar ou aquela que você deseja, primeiro precisamos descobrir a potência da mesma.

A potência geralmente é rotulada no aparelho, então, multiplicando a potência pela quantidade de tempo utilizada, podemos entender facilmente o custo do produto.

Se aprofundar na equação, você saberá se a Air Fryer gasta muita energia para um único lote de batatas fritas.

Agora, pegue a potência da fritadeira de ar, multiplique pela quantidade de tempo, digamos meia hora, que é 0,50 de uma hora, o que é muito raro para fritadeiras de ar.

Isso porque normalmente, você cozinhará durante não mais de 20 minutos. O tempo médio de cozimento da Air Fryer é muito mais próximo de 12-15 minutos.

Se a potência da fritadeira de ar neste exemplo for 1450, usaremos 1450 x 0,50, o que equivale a 725.

Agora, para obter os custos reais, você precisa descobrir os custos reais da eletricidade em sua região específica. Ayr Fryer gasta muita energia? Vamos ver!

Para este exemplo, direi que a eletricidade custa 10 centavos por kWh. O que eu acho muito preciso, pode chegar a 13 centavos em alguns lugares.

Portanto, com isso em mente, pegue o custo por kWh e multiplique-o por 725. No nosso caso, são R$0,072,5 para ligar a fritadeira durante meia hora, se a potência da fritadeira for 1450.

Mas, como dissemos antes, usar a Air Fryer durante meia hora é muito raro. Em vez disso, se você fosse usá-la pelo tempo de 15 minutos, não teria gasto mais de 35 centavos.

Comparações com outros eletrodomésticos

Ayr Fryer Gasta Muita Energia
Comparações com outros eletrodomésticos

Pensando numa questão de perspectiva, compararemos o consumo de energia da fritadeira de ar com o de outros aparelhos.

  • Fritadeira: a potência padrão está em qualquer lugar entre 1500-1800. Vamos pegar 1650. Se a fritadeira de 1650 watts funcionasse por 30 minutos, custaria R$0,082,5. Sim, uma vez que o óleo é aquecido, a fritura não leva mais do que alguns minutos. A parte demorada da fritura é esperar que o óleo chegue a ebulição.
  • Um forno elétrico funciona com 2500-5000 watts, o que o torna uma alternativa muito mais cara. Usar um forno elétrico a 2500 watts por 30 minutos a 10 centavos de kWh custaria $ 0,125

Mesmo assim, todas essas alternativas são bastante econômicas. Mesmo que você os usasse por 30 minutos todos os dias, não custaria mais de 30 reais pra fazer funcionar o aparelho por um ano inteiro, e esse é o forno elétrico, que é a alternativa mais cara.

As Air Fryers são econômicas e eficientes em termos de energia

Ayr Fryer Gasta Muita Energia
As Air Fryers são econômicas e eficientes em termos de energia

JÁ respondemos se a Ayr Fryer gasta muita energia, e agora vamos entender porque a mesma é tão econômica;

Para entender como elas podem ser tão eficientes, precisamos entender como elas realmente funcionam. Um dos pontos que a separa de outros aparelhos é o tempo que leva pra atingir as temperaturas de cozimento.

A mesma cozinha alimentos circulando ar quente, o calor é produzido numa serpentina de aquecimento e, em seguida, distribuído por todo o seu corpo interno usando o mecanismo de convecção e um ventilador mecânico.

Quando ocorre a convecção, o ar quente aquecido pelo elemento de aquecimento sobe ao topo e o ar frio é empurrado ao fundo, uma vez lá, é aquecido pelo elemento. Quando o ar recém-aquecido é empurrado pra cima, o ar começa a circular.

E, ao contrário de um forno convencional, ela é compacta e pequena. Quanto maior o tamanho da câmara, mais tempo leva pro ar atingir temperaturas mais altas. E nesse aspecto, o espaço restrito dela passa a ser uma vantagem.

Devido ao poderoso aquecimento da Air Fryer e seu tamanho menor, pode cozinhar uma refeição mais rápido do que muitos outros aparelhos. Portanto, o dispositivo é executado por menos tempo, o que equivale a menos energia usada por cada sessão.

A eficiência energética de uma fritadeira de ar pode não estar na potência, mas sim nos tempos de cozimento reduzidos.

Potências ideais da Air Fryer

Potências Ideais
Potências ideais

Normalmente, elas funcionam com algo entre 1200-1500 watts. A potência tem um efeito no desempenho do aparelho, mas como a temperatura e o tempo são ajustáveis, não deve haver uma diferença perceptível entre fritadeiras de 1200 watts e de 1500 watts.

Depois de algumas horas online, pesquisando a potência delas, parece que a maioria funciona com 1400 watts.

Em qualquer lugar perto de 1400 (mais ou menos 100) watts é uma boa potência.

Mas, como dissemos antes, ir abaixo de 1400, talvez tão baixo quanto 1200, não é necessariamente uma coisa ruim, no entanto, quanto mais baixo você vai, menos energia tem e, como resultado, os tempos de cozimento serão maiores.

Por que mudar a potência da Ayr Frier?

Por Que Mudar A Potência
Por que mudar a potência?

Algumas fritadeiras oferecem a possibilidade de alterar a potência utilizada, tanto pra cima como pra baixo. Dessa forma, ser capaz de alterar a potência de torna as fritadeiras mais adaptáveis.

Para que funcione, sua cozinha precisa de uma tomada que suporte a potência do aparelho. Fritadeiras diferentes podem funcionar com potências diferentes. Permitir que o usuário altere a potência garante que a o aparelho possa ser usado de qualquer maneira.

Conclusão

Mas afinal, uma Air Fryer gasta muita energia? A resposta é não. Afinal, ela não consome mais eletricidade do que outros aparelhos, e ainda leva menos tempo em cozinhar alimentos, o que a torna uma economia de tempo e dinheiro nesse sentido.

E então, agora que já sabe se a Air Fryer gasta muita energia, está pensando em comprar a sua? Então pode comprar sem medo, pois você economizará mais do que imagina!

Deixe um comentário