Aspirador de pó sem fio – Guia de compra com os 5 melhores!

Aspirador de pó sem fio – Guia de compra com os 5 melhores!

Escolher um aspirador de pó sem fio ou uma vassoura elétrica pode ser uma operação bastante complexa. No mercado encontramos centenas de modelos muito parecidos entre si e é fácil ficar deslumbrado e proceder a uma compra errada.

Decidimos criar um guia de compra de aspirador de pó sem fio completo que avalia todos os aspectos desses aparelhos e que ajuda você a entender como escolher o aspirador de pó sem fio mais adequado para as suas necessidades.

Além do guia de compras, fizemos uma seleção dos melhores aspiradores do mercado divididos por faixa de preço para ajudá-lo também na fase final da escolha.

Para avaliar um aparelho deste tipo é necessário levar em consideração diversos aspectos, desde o conteúdo da embalagem, passando pelos detalhes técnicos do motor, até o preço de venda.

Portanto, vamos prosseguir com o guia de compras onde analisamos detalhadamente os vários aspectos a serem avaliados e tentamos entender quais são as especificações que você precisa ter em mente antes de comprar seu aspirador de pó sem fio. Leia conosco!

Quais são os parâmetros a avaliar para a compra de um aspirador de pó sem fio?

quais são os parâmetros a avaliar para a compra de um aspirador de pó sem fio
Quais são os parâmetros a avaliar para a compra de um aspirador de pó sem fio?

Conteúdo da embalagem e acessórios

Parece um problema menor, mas ter acessórios e complementos de qualidade pode fazer uma grande diferença em um bom aspirador de pó sem fio. A primeira coisa a avaliar é, portanto, o conteúdo da embalagem: a partir das descrições dos produtos ou nos sites dos fabricantes, podemos entender quais objetos vamos encontrar dentro da caixa.

Existem alguns componentes que estão sempre presentes dentro das embalagens, ou seja, além do aspirador e do tubo de extensão, a fonte de alimentação para carregar e a escova principal.

A seguir, encontramos outros acessórios que são praticamente indispensáveis e que se mostram muito úteis no tempo para a utilização deste tipo de eletrodoméstico e dos quais falaremos mais adiante.

Entre os acessórios mais úteis, que você deve verificar na hora da compra, certamente está o tipo de base de carga, escovas adicionais e eventuais peças de reposição. Normalmente, um conjunto mínimo de acessórios consiste na escova principal do aspirador de pó sem fio, uma escova para estofamento e uma base de carregamento.

A estes costumam ser acrescentadas escovas simples, como a das cerdas finais e a das fendas. A presença de todos esses componentes nos permite aproveitar ao máximo o produto para limpar diferentes ambientes e superfícies e evitar mais despesas no futuro devido a compra de outros gadgets.

Em produtos de alta tecnologia, muitas vezes também há tubos ou cantos articulados que permitem que você dê inclinações ou dobras específicas ao tubo de extensão e, portanto, alcance áreas específicas tendo mais facilidade, como acima dos armários ou sob a mobília.

Motor e potência de sucção 

motor e potência de sucção
Motor e potência de sucção do aspirador de pó sem fio

A parte que mais lhe causa dificuldades na hora de escolher um aspirador é a que se refere à potência do motor. Cada fabricante mostra os dados técnicos de forma diferente e é muito fácil se confundir.

Os parâmetros de avaliação da potência de um motor são a clássica Wattagem, o PA (KiloPasal ou a capacidade de criar uma depressão suficiente para atrair poeira e sujeira e depositá-los no tanque), o AW (Air Watt que mede a energia elétrica utilizada em a unidade de tempo em relação ao fluxo de ar de admissão) e as RPM (rotações do motor por minuto).

Felizmente, a grande maioria dos fabricantes de aspirador de pó sem fio indica a pontuação PA e podemos usá-la como um parâmetro de referência ao escolher. Um valor de PA mais alto se traduz em maior poder de sucção.

Durante a fase de compra, você deve avaliar suas necessidades e saber se pretende um valor médio ou alto.

Nosso conselho é nunca comprar produtos de valores abaixo de 20.000 PA, aparelhos em média potentes na verdade você não terá problemas para limpar a casa e nunca terá que aspirar a mesma superfície várias vezes para poder aspirar toda a sujeira.

Além disso, um valor em torno de 20.000 garante uma boa potência, mesmo para aspirar materiais mais pesados que podem ser, por exemplo, sal grosso ou seixos do tapete do carro.

Se você tem um bom orçamento e quer um motor muito potente, pode se concentrar em modelos de última geração e comprar um aspirador de pó sem fio que possua uma pontuação de PA de cerca de 25.000.

Todos os tipos de motores oferecem diferentes intensidades de sucção, geralmente 3, o que permite aumentar ou diminuir a potência.

Os modelos mais sofisticados também possuem modos automáticos que são capazes de perceber a quantidade de sujeira ou o tipo de superfície (por exemplo, um tapete ou parquet requer diferentes intensidades) e ajustar automaticamente a potência de sucção para oferecer a melhor experiência.

O ruído dos motores também deve ser avaliado. Este valor é difícil de avaliar durante a fase de compra, deve-se ter em atenção que o valor máximo reportado nas fichas técnicas varia entre 70 e 85 dB.

Valores acima de 85 podem ser muito irritantes, então o conselho é comprar produtos que possuam um nível de ruído máximo inferior a 85 dB.

Qualidade da escova do aspirador de pó sem fio

Uma boa escova pode fazer a diferença e também consertar um motor não muito potente.

Quanto à escova principal motorizada, os fabricantes se alinharam e, formas bastante padronizadas e detalhes técnicos muito semelhantes entre os vários modelos. O que faz a diferença são 3 aspectos: a cabeça articulada, os tipos de cerdas e a presença dos leds frontais.

A junta que liga a escova ao tubo de extensão deve ser bem feita porque é graças a ela que poderemos dar uma inclinação no sentido da escova. Uma boa junta permite limpar facilmente em todas as direções e nos permite limpar sem problemas mesmo debaixo dos móveis.

As cerdas são o componente mais importante da escova motorizada, ao girá-las são capazes de coletar com eficácia a poeira e a sujeira do chão e canalizá-la para o tanque. Encontramos principalmente dois tipos de escova: cheia e listrada.

As escovas completas, permitem uma coleta de poeira eficaz e esfregam melhor as superfícies garantindo uma melhor coleta de poeira (mesmo das juntas) e tendem a não ter problemas particulares.

Depois, há as escovas onde as cerdas são dispostas em tiras, geralmente em forma de V ou paralelas.

As tiras paralelas devem ser evitadas, pois sofrem de alguns problemas na torção do cabelo, as cerdas em forma de V se comportam melhor, o que permite uma recolha eficaz do pó sem problemas em relação aos cabelos que são aspirados corretamente.

Nos modelos mid-range e high-end é possível encontrar, na parte frontal das escovas, uma série de LEDs que iluminam o piso durante a fase de sucção. Os LEDs podem parecer supérfluos, mas são muito úteis e permitem destacar melhor a poeira e os detritos no chão.

Se você tem a possibilidade de escolher entre modelos de escovas diferentes, sugerimos que foque nos modelos de cerdas inteiras ou dispostas em V que garantem melhor limpeza e tempos de manutenção curtos em relação as escovas simples.

As escovas secundárias também são muito importantes e frequentemente muito úteis para a limpeza da casa.

Construção e filtros 

aspirador de pó sem fio
Construção e filtros de um aspirador de pó sem fio

A qualidade de construção do aparelho, e principalmente do corpo do motor, consegue fazer uma grande diferença e é muito importante para a resistência do produto e para a compreensão do seu manuseio.

Na fase de compra é difícil avaliar a qualidade dos materiais de construção, porém se deve dizer que quase todos esses produtos são sólidos, bem construídos e feitos com plásticos muito resistentes que tornam os produtos capazes de resistir a alguns solavancos ou quedas sem problemas. O que faz a diferença, no entanto, é o peso total do aspirador de pó sem fio, o que o torna mais ou menos fácil de manusear.

Normalmente esses produtos não têm peso excessivo, estamos falando de uma média entre 1,5 e 2 kg e por isso são sempre muito fáceis de usar e não cansam os braços, além disso, as escovas possuem rodas que melhoram sua lisura em pisos e carpetes.

É claro que um produto pesado vai cansar você se tiver que limpar áreas altas ou de difícil acesso.

Outros aspectos importantes da construção são a forma da alça e a operação do gatilho. As alças simplesmente têm que ser confortáveis e bem feitas e capazes de dar fácil acesso ao gatilho.

O funcionamento do gatilho é imprescindível, pois é o botão que permite utilizar o aparelho. Normalmente encontramos dois tipos de gatilho: os que devem ser pressionados para ativar a sucção e os que funcionam como botão liga e desliga.

A operação de “segurar” é certamente menos prática e incômoda e nos obriga a ter sempre o dedo indicador nessa posição e limita a possibilidade de movimento, tornando mais difícil alcançar áreas no topo ou em determinados ângulos.

O modo on/off é prático, não obriga a manter o botão segurando e por isso nos dá maior liberdade de movimentos, entre os dois é certamente o preferido.

Os aspiradores de média a alta geralmente possuem ambos os modos e você pode alternar entre eles usando um botão especial. Nestes casos, você terá a possibilidade de usar a operação de gatilho de sua escolha.

O último aspecto a avaliar é o da presença de um display. Certamente este não é um aspecto fundamental, mas uma tela pode nos ajudar a entender melhor o estado do aspirador, o da bateria residual e indicar se há necessidade de manutenção.

Um dos pontos importantes a se considerar na hora de comprar uma vassoura elétrica ou um aspirador sem fio é certamente o que diz respeito aos filtros.

O bloco de filtro, normalmente composto por 4 ou 5 fases, permite capturar todas as partículas de pó e mantê-las dentro do tanque, evitando que sejam introduzidas no ar da casa.

Para a avaliação dos filtros é necessário seguir as especificações comunicadas pelo fabricante e adquirir apenas produtos capazes de capturar pelo menos 99% das partículas de poeira até 0,5 mícrons.

A presença do filtro HEPA é fundamental, pois tem a capacidade de coletar alérgenos e micro poeira que são responsáveis por alergias e desconfortos e que permitem ter um ar saudável em casa. A presença do filtro HEPA é muito importante e recomendamos que opte por um aparelho equipado com este tipo de filtro.

Facilidade de manutenção 

A parte relativa à manutenção do aspirador de pó sem fio é um dos aspectos mais importantes na avaliação do mesmo.

Em primeiro lugar, o tanque deve ser avaliado quanto à sua capacidade, o método de esvaziamento e o sistema de liberação do bloco do motor. A capacidade, medida em litros, normalmente varia entre 0,4 e 0,8 litros e permite entender a quantidade de poeira que o tanque pode acomodar.

Uma maior capacidade nos levará a esvaziá-lo com menor frequência, mas não é um detalhe de particular importância.

Mais importante é o sistema de esvaziamento rápido, quase todos os tanques possuem uma porta, lateral ou inferior, que permite esvaziar rapidamente em uma lixeira. A presença deste sistema permite que você se livre da sujeira coletada rapidamente e retome as operações de limpeza em um curto espaço de tempo.

Muito importante é o sistema de liberação do corpo do motor que, portanto, permite que você extraia todo o bloco do tanque e filtros.

Este sistema deve ser o mais simples possível pra tornar as operações de limpeza rápidas e fáceis. Um sistema de liberação simples e imediato nos dá acesso fácil a todos os componentes e nos permite remontar tudo sem perder muito tempo.

Todas as partes do tanque podem ser lavadas em água corrente fria e devem ser bem secas antes de serem remontadas pra evitar odores.

Além do tanque, as escovas também devem ser limpas. Normalmente os mais simples são laváveis em água corrente fria, os motorizados devem ser desmontados e limpos manualmente com o uso de pano úmido.

O único componente lavável das escovas motorizadas é o bloco de cerdas, este deve ser removido desmontando a escova e aqui as especificações devem ser verificadas pra entender se esta operação pode ser feita em poucos minutos ou menos.

Bateria e autonomia

aspirador de pó sem fio
Bateria e autonomia do seu modelo de aspirador de pó sem fio

A autonomia de um aspirador sem fio deve ser avaliada principalmente em função do tamanho da sua casa e dos seus hábitos de limpeza. Os aspiradores sem fios estão equipados com baterias que garantem diferentes autonomias em função da intensidade de aspiração que vamos utilizar.

O parâmetro mais importante a avaliar é o da autonomia com a intensidade mínima de sucção, este valor pode variar entre cerca de 20/30 minutos e pode ultrapassar uma hora.

Nosso conselho é buscar produtos que possam fornecer pelo menos 30 ou 40 minutos de autonomia com o mínimo de energia pra que você tenha tempo suficiente pra limpar o chão e as superfícies da casa sem ficar sem bateria.

Se você tem uma casa grande, recomendamos que se concentre em modelos com uma bateria melhor que permita limpar a casa sem problemas.

Se o seu orçamento não permite comprar um aspirador de pó sem fio com grande autonomia, considere comprar uma bateria adicional, para serem trocadas na hora da limpeza da casa.

Estação de carregamento ou dock

O último ponto de avaliação é o relativo ao dock ou estação de carregamento. Normalmente, a base de carregamento pode ser de dois tipos: montada na parede ou independente.

As bases das paredes devem ser fixadas com parafusos e tampas e isso acarreta a necessidade de furar uma parede com os problemas relacionados. Já as bases autônomas possuem um pedestal que permite colocar tudo no chão e acomodar os aspiradores e acessórios na vertical.

O aspecto mais importante dessas bases é a capacidade de acomodar acessórios. A presença de slots para acessórios é prática e útil e sempre coloca as escovas adicionais à mão. Existem também modelos que permitem estacionar apenas o aspirador, nestes casos deverá guardar as escovas adicionais num armário ou gaveta.

Disponibilidade de peças sobressalentes

Claro que todos os componentes do aspirador de pó sem fio estão sujeitos ao desgaste, mas o que mais se desgasta é a bateria.

Se você quiser usar esse tipo de aparelho por muitos anos, certifique-se de que a bateria seja removível, ou facilmente removível, e que baterias de reposição estejam à venda na Amazon ou no eBay. Você raramente encontra peças de reposição para escovas, mas dificilmente precisa delas.

Conselho final

Todas essas dicas que demos até agora certamente serão úteis durante a fase de compra e lhe darão uma grande ajuda na escolha do aspirador sem fio perfeito para suas necessidades.

Claro que também é necessário ter em conta o seu orçamento e de acordo com ele escolher os modelos que mais lhe agradam e depois avaliar as suas características técnicas para fazer a melhor compra possível.

Os melhores aspiradores de pó sem fios

aspirador de pó sem fio
Conheça os melhores

Para simplificar, se está com pressa e não quer ler as fichas técnicas, apresentamos a seguir o que acreditamos serem os melhores aspiradores sem fio disponíveis hoje no mercado por ordem de preço. Leia com a gente e escolha o seu modelo:

Aspirador de pó Electrolux sem fio

aspirador de pó electrolux sem fio
Aspirador de pó Electrolux sem fio

Começamos a nossa lista com o melhor, o aspirador de pó Electrolux sem fio, também conhecido como modelo vertical que várias pessoas buscam. É, de longe, o modelo mais buscado por parte de quem procura por um aparelho de alta qualidade. Estamos falando do Ergorapido Turbo Clean Electrolux, esse que alcança locais difíceis devido a sua ergonomia, que antes era impossível de limpar.

A tecnologia 180° EasySteer e base plana embutida em seu corpo, favorece a entrada embaixo de móveis que são muito baixos, além de uma luz de LED frontal, que facilita encontrar sujeiras que passariam despercebidas. Ele ainda possui um módulo chamado de Turbo Pet, que funciona justamente pra encontrar pelos e fios de pets que aspiradores comuns não encontrariam.

Seu preço, obviamente é superior em relação aos demais, mas compensa pelos benefícios que podemos usufruir, saindo por R$2.051,89 na Polishop.

Aspirador de pó Midea sem fio

aspirador de pó midea sem fio
Aspirador de pó Midea sem fio

Diga adeus ao fio com um aspirador de bateria recarregável, bivolt e com duração de até 45 minutos, que se transforma com facilidade em um aspirador portátil para limpar toda a casa. É uma opção também muito buscado devido a ergonomia e preço mais em conta do que quando comparamos com o modelo anterior.

  • Ergonomia e praticidade: aparelho 2 em 1, com unidade portátil removível para a limpeza de diversas superfícies;
  • Mais potência na limpeza: sistema ciclônico* com alto poder de sucção;
  • Máxima mobilidade: sem fio com haste que se movimenta em 180 ° para limpeza mais eficiente.

Com até 85W de potência, o aspirador de pó Midea sem fio está disponível no Ponto Frio, na Extra e nas Casas Bahia, sendo que nessa última loja gigante de varejo brasileira, seu preço sai por R$584,91.

Aspirador de pó Wap sem fio

wap flex mob 2 em 1
Wap Flex Mob 2 em 1

Mas, se você está buscando por custo-benefício, então tem que escolher pelo aspirador de pó Wap sem fio. A Wap é conhecida internacionalmente por seus produtos eletrodomésticos destinados ao cuidado da casa, e seus aspiradores estão entre os melhores do mercado. Nesse exemplo, trouxemos um ainda mais barato que os outros citados, com a qualidade que só a Wap possui.

O Wap Flex Mob 2 em 1 é bem mais leve pra carregar, mas sua bateria é menos durável que as anteriores. Possuindo 70W de potência, sua ergonomia facilita a entrada em locais difíceis, ajudando na limpeza cotidiana. Seu preço? No site oficial da Wap ele sai por R$409,90, mas pode ser que você encontre promoções ainda melhores em lojas de varejo e o adquira por menos. Até a próxima!