Eps revolucionando a construção e mostrando a versatilidade de uma casa de isopor.
Na construção civil, é cada vez mais normalizado se construir obras inteiras com o material EPS, já que esse item vem se tornando tendência entre arquitetos e engenheiros, não só pelo seu potencial ecológico, já que se trata de um material composto de 98% de ar e 2% de plástico, ou seja, ele é totalmente reciclável, como também pela economia de recursos e do tempo de produção, tendo isso, como a sua principal característica; ganhando o título de melhor material do que qualquer outro de mesmo segmento.
Vocês podem estranhar o nome porque aqui ele é mais conhecido como ISOPOR.
As principais vantagens e benefícios do EPS ou casa de Isopor..
As principais vantagens, na hora de citar alguns benefícios desse material, podem ser elencadas a seguir.
- Baixo e bom isolamento térmico e acústico, com um material de baixa absorção de água, que assim evita a presença de mofo no ambiente.
- Ele pode ser fabricado conforme às características técnicas e também de acordo com a densidade necessária para cada projeto de EPS.
- Na construção civil, apresenta ainda uma economia considerável com a mão de obra, pois ele permite uma aplicação mais rápida, quando é comparado com outros métodos construtivos.
- Também reduz desperdício de material, pois se destaca pela alta resistência mecânica, capaz de prevenir acidentes durante a obra, já que reduz o uso e os deslocamentos de andaimes.
- Uma utilidade muito bem vista por quem utiliza esse tipo de material e é considerado como uma grande vantagem, é a redução do peso estrutural da obra, visto que, como foi lido acima, o EPS é 98% composto de ar.
- Sua compatibilidade com diferentes tipos de materiais, como o concreto e a madeira, são atrações na hora de sua escolha.
- E por fim, mas não menos importante, a sustentabilidade se torna número um na atração do produto, uma vez que o material é 100% reciclável.
Além dos benefícios em todas as etapas construtivas, o EPS também agrega importantes vantagens ao resultado final da obra, como boa durabilidade e também menores custos com manutenções e reformas.
Principais utilizações do EPS na construção civil.
Os usos mais comuns na área, são as famosas lajes. As Lajes de EPS consomem menos concreto e ferragem do que os processos que utilizam técnicas tradicionais.
Também são utilizados em forros e podem ser aplicados em qualquer tipo de obra, oferecendo conforto térmico e acústico e baixa absorção de água no interior do ambiente.
Pode ser utilizado ainda na pavimentação de terrenos, sendo indicado principalmente para obras de solos moles, como mangues ou de origem fluvial.
O EPS ainda substitui os modelos tradicionais de telhados, como os de cerâmicas. As telhas em EPS, absorvem menos energia térmica e evitam infiltrações e goteiras.
Ele também pode e é utilizado como elemento estrutural, sendo utilizado em paredes, pilares ou balcões de uma construção.

Agora, para garantir as vantagens das aplicações do EPS na construção civil, é sempre importante escolher um fabricante confiável e reconhecido pelo mercado.
Casa de isopor diminuem custos com tijolos mas aumentam uso de ferração e concreto armado.
Como se pode perceber, o “Isopor” é um incrível material, muito versátil que pode ser utilizado em diversas etapas construtivas, possuindo inúmeras vantagens significativas, que vale a pena para quem atua na construção civil.
É cada vez mais importante considerar o uso do EPS para obras e reformas, visto que as vantagens e benefícios apresentados pelo material, leva a uma economia enorme e garante uma melhor sustentabilidade para a obra.