Como cuidar dos seus eletrodomésticos? – Passo a passo!

Como cuidar dos seus eletrodomésticos? – Passo a passo!

Os eletrodomésticos são essenciais em nosso cotidiano. A rotina doméstica sempre apresenta uma série de tarefas, felizmente, grande parte destes trabalhos são facilitados devido aos eletrodomésticos. No entanto, os aparelhos costumam ter um custo elevado e sempre que for possível prolongar a sua vida útil implica em uma economia interessante.

Para prolongar a vida útil de todos os seus aparelhos, separamos algumas dicas importantes sobre os cuidados com os eletrodomésticos, confira abaixo:

Mantenha a limpeza em dia

mantenha a limpeza em dia
Mantenha a limpeza em dia

A limpeza preserva os eletrodomésticos, pois evita que odores fiquem impregnados nos equipamentos, facilita a circulação de ar em componentes importantes, além de evitar acidentes e contaminações.

É importante ressaltar que os eletrodomésticos utilizados para a preparação e armazenamento dos alimentos, como geladeira, fogao e microondas, a limpeza deve ser ainda mais frequente e cuidadosa, sempre utilizando produtos que não impliquem em contaminação.

Tenha cuidado com a água

Ainda que seja importante realizar a limpeza, grande parte dos eletrodomésticos não podem ser imersos em água e toda higienização deve ser cuidadosa para evitar algum tipo de curto-circuito ou danos aos componentes elétricos.

Não se esqueça que até mesmo os aparelhos maiores e que aparentemente suportam a higienização com água, como uma geladeira 400 litros, ainda se trata de um eletrodoméstico que funciona com um motor elétrico, e poucas coisas devem ser mantidas tão distantes quanto água e eletricidade.

O armazenamento também é importante

Ainda que seus eletrodomésticos possuam um design diferenciado, com cores que combinem com a sua cozinha, apenas deixá-los expostos em cima do balcão implica em um acúmulo maior de sujeira, como gordura e poeira, danificando os aparelhos já que estes também se acumulam em seu interior.

Por isso, caso a intenção seja preservar os eletrodomésticos por mais tempo, a melhor opção é armazená-los cuidadosamente nos armários. Se a ideia for expô-los na cozinha, uma alternativa é investir em armários com portas translúcidas.

Se atente com a rede elétrica

Ainda que você não perceba, é relativamente comum e até mesmo esperado, que variações e picos de energia ocorram na sua rede elétrica, e não somente durante as chuvas e tempestades como muitos imaginam.

Por isso, para prolongar a vida útil dos seus eletrodomésticos, uma medida preventiva interessante é retirá-los da tomada quando não estiverem em uso. Para os aparelhos maiores e que não podem ficar fora da tomada, como geladeira, fogao, microondas, ar-condicionado, dentre outras, a melhor opção é utilizar um filtro de linha com fusível.

Alguns aparelhos necessitam de mais atenção

alguns aparelhos necessitam de mais atenção
Alguns aparelhos necessitam de mais atenção

Além dos eletrodomésticos convencionais, como fogao, geladeira, microondas, batedeira, liquidificador, entre outros, existem alguns que não são tão comuns nas residências brasileiras, por isso, muitas pessoas não sabem como cuidar direto destes aparelhos, que necessitam de uma atenção especial.

Neste caso, a melhor recomendação é se atentar às orientações do fabricante, se atentando especialmente a tensão elétrica que deve ser utilizada, 110V ou 220V, se o eletrodoméstico pode ou não ser instalado em um ambiente externo, se será necessário realizar alguma manutenção periódica, dentre outros fatores.

Essas são as principais dicas para cuidar dos seus eletrodomésticos, no entanto, caso ainda tenha dúvidas, pesquise por um termo mais específico e assegure que os seus aparelhos possuam uma longevidade maior.

Deixe um comentário