Como escolher o tamanho da TV? 40, 50, 55 ou mais polegadas?

Como escolher o tamanho da TV? 40, 50, 55 ou mais polegadas?

Como escolher o tamanho da TV? Qual será o número de polegadas perfeito para o cômodo onde nossa TV será instalada? Uma TV de 40 polegadas já é suficiente ou devemos apostar numa de 55 polegadas?

Para muitos usuários, encontrar o tamanho certo de TV é algo muito simples – basta escolher a maior tela disponível. Na realidade, embora os preços desses aparelhos possam transmitir essa mensagem, a realidade é muito mais complexa.

Se, por exemplo, você tende a se sentar muito perto da tela, optar por um número exagerado de polegadas pode afetar negativamente sua própria visão.

Por outro lado, comprar alguma TV muito pequena e que seja assistida a vários metros de distância pode tornar a experiência do usuário muito ruim. Em suma, é importante ser capaz de encontrar a quantidade de polegadas correta para a tela, com base em como você pretende usar o aparelho de televisão.

Nesse sentido, vários fabricantes desenvolveram fórmulas particulares pra determinar o tamanho ideal de uma tela com base no tipo de usuário. Nesse artigo, vamos orientá-lo sobre esses parâmetros, tentando entender como escolher o tamanho da TV. Leia conosco!

Como escolher o tamanho da TV para as suas necessidades?

Como escolher o tamanho da TV para as suas necessidades?
Como escolher o tamanho da TV?

Mas afinal, como escolher o tamanho da TV? É inegável que o tamanho da sua TV é um fator essencial na hora de escolher. Na verdade, no momento, as televisões têm visto um aumento notável de tamanho.

Até poucos anos atrás, os formatos de 29 polegadas eram considerados padrões elevados, mas hoje são considerados “minúsculos”. Existem TVs de 42, 50, 55 e até mesmo de 65 e 75 polegadas no mercado.

Obviamente, então, você também deve considerar o fator de resolução. Com a resolução superior, independentemente do tamanho da tela, você pode obter uma imagem nítida mesmo de uma distância curta (limitando o cansaço visual).

Como medir o tamanho?

Com base em informações científicas e outros estudos que nos ajudam como escolher o tamanho da TV, sua televisão deve ocupar pelo menos um arco de 30 graus em seu campo de visão.

Outras fontes são específicas, recomendando um arco de 40 graus pra uma experiência de visualização impactante. No entanto, ambas as medições são baseadas numa resolução de 1080p, o que significa que com uma TV 4K, você deve aumentar o ângulo.

Para fazer o cálculo de forma precisa, você deve levar em consideração as relações corretas entre a distância e o tamanho da tela. De acordo com o que é afirmado por outras fontes confiáveis, é necessário multiplicar o tamanho da tela por 1,4 e, o valor obtido, representa a distância ideal a partir da qual olhar pra tela.

Em um nível prático: se o seu sofá está entre 190/220 centímetros do dispositivo, o tamanho correto da TV é 55 polegadas (cerca de 140 centímetros na diagonal). Para qualquer distância maior, porém, pode ser necessário recorrer a um display maior, por exemplo, optando por um de 65 polegadas.

Com base em nossos cálculos, se o seu sofá está entre 190 e 220 centímetros de onde você planeja colocar a TV, a tela de até 55 polegadas deve ser perfeita. Se o seu sofá estiver a 220 e 250 cm de distância, você pode ir confortavelmente até 65 polegadas. Obviamente, esses valores são indicativos e você pode facilmente aproximar essas medidas de acordo com seus gostos e necessidades.

Experimente antes de comprar

Nossa última dica sobre como escolher o tamanho da TV, é que experimente o eletrodoméstico antes de comprá-lo de forma definitiva. Por se tratar de uma escolha que também se baseia muito no gosto pessoal, além de números e tamanhos, tente testar como vê a televisão a partir de várias distâncias.

Na verdade, os varejistas costumam ter ampla exposição e é possível tentar ver as telas de várias distâncias pra entender como isso afeta sua visão.

Obviamente, se você quiser saber como escolher o tamanho da TV de maneira ainda mais cuidadosa, pode primeiro tirar as medidas em casa e depois, munido de um medidor, fazer a mesma coisa na loja. Dado o preço desses aparelhos, algumas medições simples são insignificantes.

Para além das dimensões e das distâncias então, é bom escolher um modelo que, a 360 graus, se revele a sua excelente TV. São dicas simples as que trouxemos, mas que temos certeza que irão fazer diferença gigantesca na hora da sua compra.

Qual TV comprar?

Qual TV comprar?
Qual TV comprar?

O que podemos dizer é que não existe um eletrodoméstico perfeito, nem mesmo no caso dos televisores, pois cada pessoa terá uma experiência diferente, e, consequentemente, uma TV pode ser boa pra alguém e horrível pra outra.

O que podemos indicar é que escolha pelos modelos smart, que trazem maiores benefícios e funcionalidades pra quem está vivenciando o momento da experiência em si. Elas possuem acesso aos melhores serviços de streaming do mercado, o que ajuda muito no caso de quem procura maior lazer sem ter que sair de casa.

Em questão de qualidade de imagem, as TV’s 4K são as melhores do mercado, mas isso não significa que um televisor que funcione em 1080p não possa lhe satisfazer também em questão de qualidade.

Onde comprar uma TV?

Como escolher o tamanho da TV?
Onde comprar uma TV?

Mas, e onde podemos comprar uma TV de alta qualidade? Quais são as lojas mais indicadas e quais devemos passar longe na hora da compra? Existe uma escolha perfeita de eletrodoméstico dessa linha?

Respondendo a todas essas perguntas, muito depende de seus gostos, mas sim, existem lojas mais confiáveis do que outras, tanto no meio digital quanto em lojas físicas. Televisores comprados em lojas como Magazine Luiza, Casas Bahia, ou nos sites das próprias marcas como da Samsung, LG ou Sony garantem maior confiança na hora da realização da compra.

A compra realizada em lojas de varejo garante um maior desconto, mas você tem que se certificar de que a opção “Vendido e entregue por” está completa com o nome da própria empresa, pois lojas como a Magazine Luiza trabalham com modelo de afiliação, então pode estar comprando no site da mesma, mas a corporação não se compromete por possíveis problemas ou até mesmo garantia.

Nesse conteúdo nós ensinamos a como escolher o tamanho da TV, qual modelo é o melhor e onde comprar seu eletrodoméstico. Esperamos que tenha sido de grande ajuda. Até a próxima!

Deixe um comentário