Como limpar geladeira? – Tutorial completo de limpeza!

Como limpar geladeira? – Tutorial completo de limpeza!

Como limpar geladeira? De que maneira temos que higienizar esse eletrodoméstico que necessita estar limpo para receber nossos alimentos?

A geladeira e o freezer são há muito tempo dois aparelhos indispensáveis com os quais todos nós temos que lidar diariamente. Por outro lado, é difícil prescindir da comodidade que oferecem na cozinha.

E muitas vezes também é difícil cuidar desses aparelhos, tanto que se percebe sua utilidade quando já não funcionam tão bem, sendo necessário entrar em contato com o técnico de manutenção com urgência.

Pois bem, forma muito prática e econômica de evitar que esses aparelhos percam prematuramente sua eficiência está certamente ligada à necessidade de garantir a limpeza adequada para eles.

Mesmo que você tenha adquirido um dos melhores refrigeradores ou freezers do mercado, a manutenção e a limpeza são essenciais para prolongar a vida útil desses aparelhos. E então, como limpar geladeira? Aprenda conosco!

Quando você precisa limpar a geladeira e o freezer?

quando você precisa limpar a geladeira e o freezer
Quando você precisa limpar a geladeira e o freezer?

Vamos começar este estudo aprofundado sobre como limpar geladeira, é necessário entender com que frequência seria necessário limpar esses dispositivos.

Embora não haja alguma frequência bem determinada, considerando que muito dependerá da intensidade e dos métodos de uso, para evitar odores desagradáveis e a formação de bolor é aconselhável efetuar uma limpeza completa pelo menos seis vezes ao ano e 1 limpeza de rotina pelo menos 1 vez por mês. Quanto ao freezer, será necessário descongelá-lo completamente uma vez a cada poucos meses.

Como limpar geladeira?

Como limpar geladeira
Como limpar geladeira corretamente?

Portanto, vamos prosseguir com o nosso guia de como limpar geladeira periodicamente. A primeira coisa que deve fazer é esvaziá-la completamente, deitando fora os alimentos vencidos ou que apresentem sinais de degradação que podem fazer mal à saúde.

A seguir, retire os alimentos que ainda estão em bom estado e os coloque num saco térmico pra evitar que sofram alterações bruscas de temperatura ao terminar a limpeza (o que, em resumo, pode demorar até algumas horas).

Em seguida no processo de como limpar geladeira, remova todas as peças extraíveis e desmonte as prateleiras, incluindo os acessórios. Desta forma, você pode alcançar todos os cantos e realizar uma limpeza mais completa e cuidadosa.

Logo após, lave todos os extraíveis com água e um detergente especial. Então, proceda com a limpeza das partes internas, servindo-se de produtos de limpeza específicos, ou, se não os tiver à mão e sentir que não conseguirá encontrá-los em pouco tempo, com água e vinagre, ou bicarbonato de sódio.

Em seguida, remonte todas as peças após lavar e secar com cuidado, prestando especial atenção às juntas, que devem ser secas com maior precisão pra não acumular nenhum tipo de mofo que se crie rápido antes de ligarmos a geladeira novamente.

Como limpar o freezer?

Como limpar geladeira
Como limpar o freezer?

Aprendemos como limpar geladeira no geral, e agora vamos continuar com a limpeza do freezer. Para isso, comece esvaziando completamente o setor em questão e, ainda neste caso, use uma bolsa térmica que permitirá manter os alimentos na temperatura certa, evitando que carnes e outros alimentos se estreguem devido ao tempo fora da geladeira.

Descongele o freezer deixando a porta aberta por alguns minutos e, em seguida, remova os blocos de gelo utilizando uma espátula de plástico. Evite usar outros materiais, como aço, pois isso pode danificar os resistores.

Não tente aquecer o congelador usando um secador de cabelo ou outras ferramentas, pois corre o risco de danificar todo o aparelho. Essa dica pode ser ignorada por quem possui uma geladeira Frost Free, ou seja, que não cria gelo no freezer, uma tecnologia muito útil pra otimizar espaço.

Em seguida, encha um recipiente com um borrifador usando água morna e vinagre em partes iguais e borrife essa mistura nas paredes internas e nas superfícies fixas. Limpe usando um pano esponjoso e repita a operação se necessário. E pronto, acabamos de aprender como limpar geladeira de forma bem fácil, e, principalmente, rápida e prática.

O que fazer depois de limpar a geladeira e o freezer?

o que fazer depois
O que fazer depois?

Depois de seguir nosso tutorial de como limpar geladeira e o freezer, tente dar a devida atenção a esses aparelhos. Em particular, recomendamos que você:

  • Deixe alguns centímetros de espaço entre os alimentos e a embalagem e as paredes da geladeira;
  • Evite sobrecarregar as prateleiras;
  • Coloque cada alimento no compartimento mais adequado (consulte o manual do seu frigorífico);
  • Ter em atenção os prazos, ordenar os alimentos buscando ter tudo à vista e consumir os alimentos que estão se deteriorando;
  • Antes de uma longa ausência, reordene os alimentos evitando deixar os que vão vencer na geladeira. Também evite deixar pra trás carne, peixe ou vegetais.

Os melhores produtos para limpar a geladeira e o freezer

Como limpar geladeira
Limpa Geladeira Electrolux

Aprendemos a como limpar geladeira, e agora vamos entender quais são os melhores produtos para limpar a geladeira e o freezer, e de quais devemos nos equipar para conseguir uma melhor limpeza desses eletrodomésticos essenciais.

Panos de microfibra

São os eficazes panos de microfibra, capazes de lhe dar excelentes resultados ao limpar a sua geladeira. Esses panos são, de fato, capazes de liberar 50% menos água e são muito fáceis de enxaguar, removendo muito mais sujeira do que os panos de malha. Você pode lavá-los na máquina de lavar e reutilizá-los quantas vezes quiser.

Toalhetes de desinfecção de superfície

Esses toalhetes são produtos de limpeza higienizantes descartáveis que permitem retirar germes e alérgenos, assim como poeiras e outros resíduos de sujeira, possuindo boa ação desengordurante. Deixarão um agradável cheiro (limão, lavanda e vários outros aromas), sem necessidade de enxágue.

Limpador higiênico para refrigeradores

Um dos itens indispensáveis neste contexto é um limpador higiênico. O produto é muito útil para limpar geladeiras, freezers e outras superfícies que você encontra na cozinha.

Basta borrifar e depois limpar usando um pano como os de microfibra, que já mencionamos acima. Permitirá remover odores lhe proporcionando uma boa higiene. Um bom produto dessa linha é o limpa geladeira Electrolux, que possui um preço bem em conta, variando entre R$35,00 e R$45,00 dependendo do lugar que você comprar. Usando esses produtos temos certeza de que você terá uma geladeira extremamente limpa. Assista agora a um tutorial em vídeo e até a próxima!

Tutorial em vídeo da Electrolux sobre como limpar geladeira

Deixe um comentário