Como usar a madeira sem deixar o espaço pesado?

Como usar a madeira sem deixar o espaço pesado?

Como usar a madeira sem deixar o espaço pesado? O que precisamos fazer para deixar todo o ambiente mais “acostumado” se podemos assim dizer, mais tranquilo e não tão pesado mesmo com a presença da madeira?

Essas e outras dicas vamos trazer ao longo do conteúdo, buscando orientar você na hora da decoração com madeira em sua casa. Leia com a gente!

Como deixar o ambiente mais calmo com a presença da madeira?

É verdade – os dias de misturar conjuntos de móveis de madeira são uma coisa do passado agora. Nossos lares ancestrais tinham aqueles conjuntos de jantar e sofás de madeira pesados, certo?

Era apenas uma regra de decoração não dita que todos seguiam. Mas, permitir uma boa mistura de vários tons de madeira em um ambiente, torna o espaço mais convidativo e menos pesado. Isso resulta em uma sensação mais orgânica e dá “calor” à sua casa.

Veja algumas formas de deixar todo o ambiente mais tranquilo, mesmo com a presença inconfundível da madeira:

Misture os tons para a sua casa

misture os tons para sua casa
Como usar a madeira: misture os tons para sua casa

Os pisos são versáteis e dependem totalmente do que você gosta. Isso pode mudar completamente a aparência do seu cômodo. Por isso, quando quiser misturar acabamentos, opte por um piso em tons claros e móveis escuros ou vice-versa. Tons de mel ou tons de madeira escura? Aparência envelhecida em um estilo rústico ou acabamento brilhante? Faça sua escolha!

Use um item “amortecedor”

use um item amortecedor
Como usar a madeira: use um item amortecedor

Bem, madeira sobre madeira pode ser complicada às vezes e nem todo mundo é um profissional nisso. Mas se ainda quiser experimentar esta tendência, temos boas notícias para você. Seja um móvel ou uma tapeçaria, use um “amortecedor”, como um tapete, entre os móveis de madeira e o piso, buscando quebrar a monotonia. Você pode brincar com os acabamentos do chão e dos móveis.

Não exagere

não exagere
Como usar a madeira: não exagere

Você sente que há algo errado com a imagem acima? Sim, existem muitos acabamentos de madeira embalados em um pequeno espaço. Mesmo que você tenha um amor eterno por todas as coisas de madeira, sugerimos que não exagere! Provavelmente resultará em uma gafe de design de interiores e você se arrependerá para sempre.

Use uma peça dominante

use uma peça dominante
Como usar a madeira: use uma peça dominante

Usar muito de qualquer coisa raramente é uma vantagem em um interior, e isso inclui elementos de madeira também. Escolha uma peça de mobiliário com um tom de madeira dominante e complemente com um padrão correspondente no chão para efeito adicional. Experimente combinar um piso padrão e uma peça de mobília em tons pastéis. Ficaria maravilhoso!

Use tons de branco

use tons de branco
Como usar a madeira: use tons de branco

Branco e madeira são como uma combinação mágica de manjericão e tomate, arroz e feijão, um par de namorados. Eles parecem se misturar perfeitamente! Quando você tem uma variedade de acabamentos de madeira em um cômodo e acha que parece um pouco cafona, tempere com branco. O resultado vai surpreender você!

Encontre o equilíbrio certo

encontre o equilíbrio certo
Como usar a madeira: encontre o equilíbrio certo

Para evitar que seu cômodo pareça estranho, equilibre diferentes acabamentos de madeira em todo o ambiente. Aqui, paredes geométricas com acabamento escuro dão lugar a móveis com acabamento em claro e piso que segue a mesma linha. Tudo simplesmente se encaixa. Certifique-se de quebrar o look com um toque de cor.

Embora essas regras não sejam rígidas e rápidas, acreditamos que elas podem guiá-lo para fazer os elementos de madeira trabalharem para o design de sua casa. Experimente e sinta a diferença!

Tutorial de como usar a madeira na decoração

Onde incorporar a madeira em casa?

E onde devemos colocar a madeira em nossa casa? Quais são os locais mais indicados para que possamos implementar os nossos ambientes com uma bela decoração com madeira? Leia abaixo nossas dicas:

Pisos de madeira

pisos de madeira
Pisos de madeira

Madeira em um interior geralmente significa piso de parquet. O piso de parquet oferece um toque de luxo e calor extra em sua casa. As pranchas de madeira tratadas com verniz ou óleo são normalmente utilizadas para o parquet. As pranchas de madeira vêm em várias espessuras, comprimentos e larguras. Existem também formas especiais disponíveis.

Painéis

painéis
Painéis

Para muitas pessoas, os painéis soam um pouco antiquados. Mas este revestimento de parede de madeira ainda pode ser bonito hoje. Os painéis são especialmente impressionantes em casas de campo, mas também cabem muito bem em ambientes mais urbanos.

Parede divisória de madeira

parede de separação de madeira
Parede de separação de madeira

A madeira é ideal para criar uma parede de separação. Você pode usar tábuas verticais a alguns centímetros uma da outra para separar uma sala de estar de uma sala de jantar. Isso permite que você crie sua própria sala especial, mantendo o contato entre as duas áreas.

Tetos de madeira

tetos de madeira
Tetos de madeira

Nas casas mais antigas, o primeiro andar era sustentado por pesadas vigas de madeira. Os designers costumam optar por restaurar essas vigas e destacá-las no interior. Você acha que um teto de madeira só funciona em um interior clássico? De jeito nenhum. Também há soluções para os entusiastas do estilo moderno, como o forro de madeira.

Portas e escadas

portas e escadas
Portas e escadas

A menos que você esteja usando vidro, uma porta interna geralmente é feita de madeira. Alguns construtores optam por terminar as portas internas com uma camada de tinta, enquanto outros deixam a impressionante estrutura de madeira brilhar.

Isso também se aplica a escadas. Uma escada de madeira é muito bonita e de baixa manutenção. E com um pouco de tinta, sua escada antiga pode ser totalmente reformada. A personalização pode criar resultados belos e refrescantes.

Mobília

mobília
Mobília

Assim como no passado, os móveis ainda costumam ser feitos de madeira. Basta dar uma olhada na mesa da sala de jantar, mesa de apoio, cadeiras, guarda-roupas, aparadores, armários de bebidas, etc. em sua própria casa. Há uma boa chance de que sejam feitos de madeira.

Mas a madeira vem em massas de cores, acabamentos e formatos. Opte por madeira em branco se você gosta do visual escandinavo ou escolha um aparador de escuro para um estilo retrô. Armários de cozinha, aparadores, guarda-roupas… a madeira é ótima para tudo.

Decoração em geral

decoração em geral
Decoração em geral

Finalmente, existem milhares, talvez milhões, de objetos decorativos de madeira para escolher. Para todos os gostos: taças de madeira, cabide de chapéus, porta-velas, porta-retratos. Também existem vários projetos para a confecção de acessórios de madeira.

Em resumo, a forma de como usar a madeira é bem relativa quando o assunto é decoração, então siga apenas essas dicas básicas que citamos, e de resto deixe sua imaginação e gostos lhe guiarem. Até a próxima!

Deixe um comentário