Detector de fumaça – Conheça o melhor sensor de fumaça!

Detector de fumaça – Conheça o melhor sensor de fumaça!

Um detector de fumaça pode ajudar muito na segurança residencial de sua casa. Quais são os melhores detectores de fumaça disponíveis atualmente no mercado? A utilidade desse tipo de dispositivo é inegável, pois é capaz de identificar os princípios do fogo por meio da identificação da presença de fumaça.

Graças à sua valiosa atividade e custos, muitas vezes bastante baixos, este tipo de produto está cada vez mais presente nas nossas casas. Os kits detectores são perfeitos pra combinar com a vigilância por vídeo e de automação residencial pra aumentar a segurança das nossas casas.

Apesar disso, na fase de escolha, convém entrar em detalhes nos vários modelos e nas várias funcionalidades que oferecem. Na verdade, os desenvolvedores propõem vários dispositivos com características diferentes.

Ao combinar um modelo sofisticado com um kit de vigilância, você pode tornar sua casa um lugar muito mais seguro. Neste artigo iremos analisar os detectores de fumaça, procurando entender suas principais peculiaridades pra poder ter noções suficientes pra fazer a escolha certa na fase de compra.

Leia com a gente e fique por dentro do guia de compra de detector de fumaça pra sua residência. Vamos lá!

Como escolher o detector de fumaça perfeito para suas necessidades?

como escolher o melhor modelo
Como escolher o melhor modelo?

Ao abordar esta indústria, é fácil ficar confuso. Existem modelos básicos de detectores à venda por alguns reais, e outros extremamente avançados devido as suas funções inteligentes. Antes mesmo de entrar em detalhes em modelos específicos, algumas premissas devem ser feitas.

Instalação do detector de fumaça

Em primeiro lugar, pra além da escolha do produto em si, a instalação assume uma importância enorme.

A mesma deve ser feita tendo muito cuidado, pois pode inutilizar totalmente o detector se for feita de maneira superficial. Durante a fase de montagem, a presença de um manual pode ser preciosa.

Outra opção é contratar um profissional especializado pra esse tipo de tarefa, mas geralmente um simples manual em mãos já é suficiente pra resolver a situação, visto que os modelos atuais são extremamente tecnológicos e fáceis de manusear, alguns até em modelo smart.

Manutenção

Discurso virtualmente idêntico em relação à manutenção. Se não houver instruções específicas na embalagem, ainda é aconselhável fazer verificações pelo menos uma vez a cada dois ou três meses.

Os melhores detectores de fumaça também se destacam da multidão devido as suas funções de manutenção e autoteste. Se você não está acostumado a manusear produtos desse tipo, esta solução pode ser a melhor.

Modelos

Sob o termo detector de fumaça, na realidade geralmente nos referimos a dois tipos de dispositivos. Pra identificar um princípio de incêndio, geralmente existem dois tipos de detecção.

Os detectores clássicos (e baratos) podem detectar a presença de fumaça no ar, disparando o alarme. Os modelos modernos e eficientes não se limitam a isso, passando também a identificar vestígios de metano e excesso de dióxido de carbono. No primeiro caso é possível evitar explosões ou envenenamentos, enquanto no segundo é possível prevenir incêndios rapidamente.

Baterias

baterias
Baterias

Ao escolher o seu detector, o sistema de alimentação do dispositivo também deve ser levado em consideração. Também neste caso é possível escolher entre duas opções: produtos de bateria própria ou ligados à rede elétrica.

A escolha entre essas duas opções não é tão simples. No primeiro caso existe a vantagem inegável de que, mesmo em caso de problemas no sistema elétrico (também ligado a um possível incêndio) o detector continua a funcionar.

No segundo caso, entretanto, o dispositivo permanece dependente do sistema elétrico e, portanto, não requer baterias especiais. Obviamente, no primeiro caso, também é bom dar uma olhada no tipo de bateria exigida pelo modelo antes de fazer a compra.

Detectores clássicos ou inteligentes?

Conforme mencionado anteriormente, graças às novas tecnologias também é possível integrar detectores de fumaça inteligentes em sua casa. Como esses modelos diferem dos clássicos? A principal função desses dispositivos está ligada às notificações.

Na verdade, em caso de incêndio, um detector inteligente alerta o dono da casa por meio de notificações em smartphones, e-mails ou alarmes diversos. Isso permite que você fique de olho em sua casa, não importa onde você esteja.

O melhor detector de fumaça do mercado

detector de fumaça intelbras
Detector de fumaça Intelbras

O melhor detector de fumaça do mercado é um modelo autônomo, que funciona via wifi e que é disponibilizado pela Intelbras. O detector de fumaça Intelbras, produzido por uma das empresas mais confiáveis do Brasil em termos de qualidade e tecnologia, portanto, já podemos imaginar que se trata de uma ótima compra. O modelo é o detector de fumaça Intelbras autônomo DFA 620, que funciona sem fio e conexão via wifi, possuindo um alarme sonoro embutido.

Quando detectar um início de incêndio irá disparar um alarme visando alertar todos que estão na área em questão. Sua instalação plug&play é prática e rápida, bastando apenas fixar o produto no teto do ambiente e instalar a bateria 9Vdc pro funcionamento. Além disso, ele possui um LED indicativo de funcionamento e função teste.

Pra garantir um bom funcionamento, é recomendável que ele não seja instalado próximo à fogões, pois o vapor pode gerar falsos disparos de alarme. Seu preço também é um dos melhores do mercado, sendo muito em conta, saindo por apenas R$74,90 no site da Magazine Luiza. Até a próxima!

Deixe um comentário