Filtro HEPA – O que é? Como é feito? Qual a importância?

Filtro HEPA – O que é? Como é feito? Qual a importância?

O filtro HEPA é um dos componentes mais importantes do seu aspirador, pois garante a segurança de quem o utiliza. O funcionamento de um aspirador é muito simples: basta apertar um botão, direcionar a escova na direção do ponto a ser limpo e o pó e a sujeira presentes são coletados no tanque. Simples, não é?

Na realidade, há uma etapa intermediária muito importante que não deve ser subestimada: essa é a função do bloco de filtro. Os filtros presentes nos melhores aspiradores robôs e nos melhores aspiradores sem fio têm a finalidade de captar a sujeira e o pó e retê-los dentro do tanque.

A isso, porém, é adicionado um filtro especial, denominado filtro HEPA, que se revelou um elemento precioso dentro do aspirador não só para a eficiência de limpeza, mas também para o bem-estar de nossa casa.

Nesse conteúdo vamos falar sobre o que é, como ele é feito e o motivo da importância do filtro HEPA para nossos aspiradores de pó. Leia com a gente e fique por dentro do que é importante. Vamos lá!

O que é filtro HEPA?

o que é filtro hepa
O que é filtro HEPA?

E o que é filtro HEPA? O acrônimo do filtro HEPA significa High Efficiency Partculate Air Filter, que é um sistema de filtragem muito eficiente, considerado um padrão internacional.

Tratamos do filtro HEPA em relação aos aspiradores, mas é preciso lembrar que se trata de uma tecnologia desenvolvida no setor nuclear e que também é utilizada a nível médico.

Um aspirador de pó com filtro HEPA é essencial se você quer garantir o bem-estar de sua saúde como o da sua casa, priorizando assim o que é essencial, por mais que tenha que gastar um pouco a mais na hora da compra do mesmo.

Como é feito um filtro HEPA?

como é feito um filtro hepa
Como é feito um filtro HEPA?

O filtro HEPA é aparentemente um filtro de ar normal (como os encontrados dentro de carros e motos) e é feito de uma série de camadas de microfibra com enorme capacidade de filtragem.

Essas camadas são separadas por elementos de alumínio que têm a função de bloquear e reter as partículas sólidas contidas no ar aspirado (mas também na água).

Como já dissemos, o filtro HEPA é uma norma e ao escolher o melhor aspirador para a sua casa também é importante compreender o nível de eficiência deste componente no eletrodoméstico em questão.

Os filtros HEPA são classificados de acordo com sua capacidade de reter partículas, uma propriedade que é chamada de porcentagem de filtração.

A classificação desses filtros ocorre em cinco categorias diferentes: H10, H11, H12, H13 e H14. O nível mais baixo, H10, tem uma taxa de filtração de 85%, enquanto H14, o mais alto, chega a 99,995%.

Por que é importante comprar um aspirador de pó com filtro HEPA?

porque é importante comprar um aspirador de pó com filtro hepa
Por que é importante comprar um aspirador de pó com filtro HEPA

A importância do filtro HEPA em aspiradores de pó é dada por sua função muito importante. Quando operamos o aspirador de pó, o ar que passa por ele e depois escapa, composto por apenas poeira e sujeira são armazenadas no tanque.

Este, se formado por partículas muito pequenas (e pelos de animais, mas também de cabelo humano, têm dimensões que podem ser medidas em micrômetros), se não for captado pelo filtro, é reintroduzido no ar, depois no ambiente.

Isso causa um desperdício de energia, mas também um problema higiênico, pois você utiliza o aspirador, mas ainda sim ele não faz um bom trabalho e continua com sua residência “suja”.

Um bom filtro HEPA também permite bloquear alérgenos e micropartículas e permite que você tenha um ar mais saudável e limpo em casa, reduzindo o problema de alergias que surgem aleatoriamente durante o ano.

Poeira na casa

Quando aspiramos a casa ou esfregamos o chão, tomamos cuidado (até compreensivelmente) para remover a sujeira visível (poeira, migalhas, cabelo, vidro, manchas, etc.). Mas existe uma sujeira invisível a olho nu que se acumula na casa.

A utilização de um aspirador de pó com filtro HEPA lhe permite ter a garantia de uma maior eficácia também e, sobretudo, na eliminação da “sujeira invisível”. Isso é especialmente importante do ponto de vista higiênico, evitando que partículas de sujeira prejudiciais à saúde permaneçam no ar que respiramos.

O filtro HEPA aspirador também é essencial porque consegue reter todos aqueles micro-organismos (alérgenos, bactérias, ácaros, pólen, bolores, etc.), que causam ou favorecem o aparecimento de alergias no trato respiratório.

Para quem sofre de asma ou fenômenos semelhantes, entendem melhor o quão valioso é o trabalho feito por um filtro de ar dentro do aspirador de pó.

HEPA não EPA

É importante prestar muita atenção na leitura das fichas técnicas dos aparelhos. Em aspiradores de pó é possível encontrar a sigla EPA, que deve ser bem diferente da HEPA com que estamos lidando.

A diferença, claro, não é apenas uma letra, mas aquela capacidade de filtragem de que falamos.

Se os filtros HEPA têm uma capacidade mínima de 95%, os filtros EPA não vão além de 85%. A diferença está aí e é bom estar atento quando for comprar um novo eletrodoméstico para limpeza doméstica.

Portanto, convidamos você a dar uma olhada em nossos guias sobre aspirador de pó com filtro HEPA, onde trazemos os modelos portáteis que podem ser carregador na mão ou então aqueles mais modernos, o conhecido robô aspirador de pó.

Manutenção do filtro HEPA

manutenção do filtro hepa
Manutenção do filtro HEPA

Como todos os filtros, o filtro HEPA também tem uma duração, que não pode ser quantificada de forma específica, pois depende do tipo de filtro, mas principalmente do uso que se faz dele.

Geralmente, um filtro HEPA dura de 6 meses a dois anos. A grande diferença também depende da manutenção do filtro.

Deve ser desmontado, limpo e lavado regularmente. Essas operações devem ser feitas exclusivamente à mão, com produtos delicados, para evitar danos irreparáveis à capacidade de filtração.

Como escolher um bom aspirador?

como escolher um bom aspirador
Como escolher um bom aspirador?

A nossa recomendação é que você sempre compre aspiradores de marcas renomadas a níveis nacional e internacional, pois dessa forma você garante a eficiência necessária em um eletrodoméstico tão essencial. Por mais que você vá gastar um valor adicional em relação aos mais baratos, a eficiência faz com que seu dinheiro seja bem gasto, funcionando por mais tempo e priorizando a sua saúde deixando sua casa mais limpa. Até a próxima!

Deixe um comentário