Limpeza de sofá: dicas de como limpar o seu estofado

Limpeza de sofá: dicas de como limpar o seu estofado

Sem dúvidas um dos principais móveis que mais gostamos depois da nossa cama, é o sofá, lá é onde podemos descansar assistindo alguma série ou se divertir com amigos e família, e encontrar ele sujo depois de um dia cansativo ou quando estamos esperando uma visita é uma das piores coisas para um(a) dono(a) de casa.

E muitos de nós, acabamos por não saber como limpar o móvel ou temos receio de fazer a limpeza incorreta, já que os sofás possuem características diferentes um do outro. Por isso, separamos as principais dicas de como limpar e manter o seu precioso sofá sem qualquer sujeira.

Tenha uma rotina diária de limpeza

tenha uma rotina para limpeza de sofa
Tenha uma rotina para limpeza de sofá

A principal forma de manter o estofado limpo, é ter uma rotina de limpeza diária, que tem como função evitar que a sujeira do dia a dia não acabe por manchar o sofá até o final da semana.

Essa limpeza diária não precisa ser muito profunda, recomendamos que durante os dias úteis, faça uma limpeza mais superficial, como tirar apenas o pó, pelos de animais, ou sujeiras mais finas com panos secos ou molhados, e nos finais de semana, uma limpeza mais profunda, utilizando aspirador de pó ou algum produto para remover sujeiras mais grossas.

Cuidado com Animais

cuidado com animais
cuidado com animais

Se você possui um bichinho de estimação, você já deve ter percebido que pelos ao redor da casa, principalmente no sofá, são comuns no cotidiano, por isso o cuidado deve ser ainda maior.

Por isso, a limpeza de sofá diária é de extrema importância, ela evita que os pelos e sujeirinhas do pet fiquem presas no sofá ou até manchando o mesmo, por recomendamos que sempre se tenha um rolo adesivo, para que a remoção dos pelos seja mais fácil e que o pet possua uma caminha própria, para evitar que ele suba no móvel

Caso o seu bichinho tenha o hábito de arranhar ou mordendo o sofá, recomendamos que possua um spray para passar no móvel para evitar que isso aconteça, mas lembre-se de perguntar se o spray pode vir a manchar o tecido.

Cada tipo de sofá possui uma limpeza diferente

limpeza de sofa varia de acordo com revestimento
A limpeza de sofa varia de acordo com revestimento

Ponto muito importante que normalmente esquecemos, é que cada tipo de sofá possui uma forma de limpeza diferente de acordo com cada característica do tecido e seus cuidados.

Para identificar o tipo de sofá, você pode verificar na etiqueta do mesmo, lá é divulgado as características do produto, junto a algumas formas de limpeza que o tecido permite ou não, por isso, sempre verifique e tenha em mãos essa etiqueta.

Faça a Impermeabilização do sofá o quanto antes

impermeabilize seu sofa
impermeabilize seu sofa

Ponto muito importante para qualquer um que tenha um sofá em casa e que vem ajudando muitas pessoas no dia a dia, é contratar uma empresa para realizar o serviço de impermeabilização o mais cedo possível.

A impermeabilização evita que o sofá seja manchado quando for derrubado qualquer tipo de líquido em cima dele. Recomendamos que faça uma pesquisa aprofundada em empresas especializadas que realizam esse serviço, para que nenhum problema ocorra no processo.

Contrate serviços de limpeza de sofá

Apesar de muitas vezes a limpeza que fazemos ser o suficiente para manter o móvel limpo, é extremamente recomendável que uma vez por mês, você contrate os serviços de uma empresa especializada para a limpeza de sofá.

Como tais empresas têm total foco na limpeza do móvel, eles realizam uma manutenção completa e aprofundada de qualquer defeito ou mancha que o sofá possa ter e evitam que manchas e defeitos futuros acabem aparecendo.

Muitos deixam de contratar esses serviços por algumas vezes o valor ser alto, mas é de extrema importância que essa manutenção profissional seja realizada no mínimo uma vez por mês, para manter o seu sofá novo.

E então, o que acharam dessas dicas de limpeza? Agora que você sabe como limpar e manter o seu sofá limpo, nos dê um feedback e compartilhe com seus amigos que também tenham interesse nessa área.

Quer descobrir mais dicas sobre esse e diversos outros temas? Nos siga nas redes sociais.

Deixe um comentário