Painéis de Madeiras: Qual a melhor maneira de utilizar?

Painéis de Madeiras: Qual a melhor maneira de utilizar?

Os painéis de madeiras ripados, sem dúvida, é um dos elementos mais versáteis na decoração. Eles combinam com todos os ambientes e podem ser usados de diversas maneiras.

A madeira é um dos elementos mais utilizados na decoração, inclusive de vários tipos. O mais interessante é que esses materiais combinam com qualquer estilo pessoal, seja o moderno, o clássico, o rústico e até o industrial.

Vamos ver abaixo várias formas que podem ser utilizados, como eles são montados e falar também das desvantagens.

A madeira, com certeza, é um elemento que traz muito aconchego para uma decoração, seja ela qual for, capaz de mudar completamente a característica de um espaço.

As ripas de madeira, podem trabalhar tanto na horizontal, como na vertical… podem ainda trabalhar em outros sentido, mas não é tão comum de se ver.

Esse painéis de madeiras são capazes de trazer mais amplitude para dentro de um espaço, ajudando a criar uma sensação de que o ambiente é mais alto.

Quais os tipos de madeiras podem ser utilizadas?

Podem ser utilizados vários tipos de madeira para fazer esses painéis, desde as madeiras naturais, que costumam dar um efeito mais bonito, mas necessita de um tratamento nelas, até as mais comuns, como freijó, cumaru e imbuia.

Já as madeiras que são mais avermelhadas, como por exemplo um ipê ou mogno, eles não são tão utilizados, já que é mais difícil conseguir madeiras certificadas ou de reflorestamento, dessas espécies.

O material mais natural para a construção desses painéis, é a madeira pino, pois além de serem bem aparentes, ficam com um ar bem rústico.

paineis de madeiras ripados de cumaru
painel madeira ripado de cumaru

Como novidade, é bacana também, usar madeira de demolição, que faz com que o aspecto industrial tome conta do local e até mesmo utilizar madeira plástica.

A forma mais usual é com o MDF, que parece ter um tom de freijó, sendo possível utilizar de maneira laminado de madeira, ou até mesmo compensado naval. Há quem reclame um pouco das quinas quando eles são feitos com MDF, mas não alteram em nada em relação a madeiras naturais, assim podendo ser utilizadas em qualquer tipo de acabamento.

É necessário a utilização de selador, se for para uma área interna ou se for uma área externa, utilizar um verniz, que pode ser tanto fosco, como acetinado, dependendo apenas do gosto do cliente.

Dimensionando Painéis de Madeiras

O tamanho das ripas, das suas dimensões e como que são montadas, está mais ligado ao gosto pessoal, não tendo muita regra pra isso, podendo ter ripas bem fininhas ou mais grossas, ou até mesmo, os frisos podem ser bem fininhos, ou do mesmo tamanho das ripas, por exemplo.

Existem casos de utilizar as ripas com dois, três ou quatro cm e os frisos, só com meio centímetro, ou mesmo ainda, com os dois com 2 cm, que funciona perfeitamente.

Podem ter várias opções de acordo com o que se quiser, se atentando sempre com a finalidade que se busca. Por exemplo, se for um painel onde vai ter a passagem de fios, provavelmente será necessário deixar um espaço maior na parte de trás, pedindo a utilização de uma madeira mais larga.

Geralmente, sua montagem é feita com um painel todo liso na base, que vai de fora a fora, e tem as ripas, que são soltas e elas vão sendo coladas nessa base, de acordo com o tamanho do vão e das dimensões se quer.

Deve se tomar um pouco de cuidado, na hora que de fazer os frisos, para eles não serem muito finos e isso atrapalhar na hora de fazer limpeza, principalmente se for feito em algum ambiente externo da casa.

Se as ripas forem muito pequenas também, será necessário, talvez, escolher uma madeira que seja um pouco mais dura, porque se ela for um material um pouco mais maleável, pode acabar empenando com o tempo.

Os painéis de ripa de madeira, vem ganhando muito espaço na decoração a algum tempo e cada vez mais surgem novos modelos, novos materiais e novas técnicas, visando sempre a melhor integração dos ambientes residenciais.

Deixe um comentário