Sistema de segurança residencial – Conheça os 2 melhores!

Sistema de segurança residencial – Conheça os 2 melhores!

Um sistema de segurança residencial é essencial nos dias de hoje, principalmente aqueles considerados “inteligentes”. A segurança da sua casa deve ser uma prioridade em todas as famílias e os kits de vigilância são certamente uma boa solução.

Impedir a entrada de pessoas mal-intencionadas no ambiente doméstico é, de fato, uma necessidade extremamente sentida pelos moradores: as casas isoladas, de fato, são cada vez mais objeto de desagradáveis atenções, embora os condomínios também sejam alvo de furtos há já algum tempo.

Além do dano material e moral, o roubo de casa é um dos crimes mais hediondos. O motivo? Neste caso, o proprietário se sente profundamente agredido e, sobretudo, indefeso, visto que os seus autores raramente são detidos pela lei brasileira.

Para atender a essa necessidade de segurança, portanto, um grande número de kits de vigilância mais ou menos eficientes estão disponíveis no mercado.

Nesse artigo, examinaremos os mais avançados, capazes de se integrar perfeitamente ao ecossistema de uma casa inteligente. Leia conosco, veja o que deve levar em conta na hora da compra e conheça o melhor sistema de segurança residencial atualmente disponível no mercado. Vamos lá!

Como escolher sistema de segurança residencial mais adequado?

como escolher o melhor sistema
Como escolher o melhor sistema?

Quando se trata sistema de segurança residencial, de qual produto estamos falando? Normalmente, este é um conjunto de câmeras combinadas a um hub por meio do qual podem ser gerenciadas.

Se esta definição pode lembrar um produto idêntico a um antigo sistema de vigilância por vídeo, na realidade não é. Graças às novas tecnologias, este tipo de produto é proposto como extremamente avançado, capaz de permitir uma interação muito profunda.

A seguir analisaremos quais são os principais parâmetros a levar em consideração antes de comprar um sistema de segurança residencial. Leia:

As câmeras de um bom sistema de segurança residencial

As câmeras são uma prioridade quando se trata de sistemas de segurança. Nesse sentido, a primeira característica que iremos analisar é o tipo de instalação. Existem dois tipos:

  • Instalação na visão local, que consiste em enviar imagens diretamente para um computador ou qualquer outro monitor da casa. A conexão é feita por fio. Normalmente, esta solução é ideal para casas que possuem jardins particularmente grandes;
  • Aquele de visão móvel, que permite ter imagens em tempo real no seu smartphone/PC mesmo a quilômetros de distância. Obviamente, neste caso é necessário equipar o kit e/ou as câmeras tendo um sistema que gerencie o fluxo de dados remotamente (4G ou wifi);
  • Finalmente, existe um terceiro método que, mais do que qualquer outra coisa, é um truque bastante simples. Estamos falando de câmeras falsas colocadas em pontos estratégicos. Na verdade, em alguns casos, a mera presença desses dispositivos pode desencorajar qualquer pessoa mal-intencionada.

Como é, portanto, fácil de adivinhar, outra escolha mais genérica em relação às câmeras é adotar um sistema de fio ou sem fio. Uma conexão através de fio e, portanto, equipada tendo cabos físicos, geralmente é mais confiável, mas também envolve uma série de problemas relacionados à instalação.

Por outro lado, aqueles que vivem em áreas que possuem distúrbios eletromagnéticos específicos podem ter dificuldades substanciais, mesmo numa conexão sem fio.

Tipo de câmera e zoom de um sistema de segurança residencial

Obviamente, o tipo de conexão é apenas um recurso entre muitos. Para identificar o kit de vigilância mais adequado para a sua casa, é necessário analisar cuidadosamente o tipo de câmeras com as quais está equipado.

Desse ponto de vista, em comparação aos modelos analógicos antigos, é bom escolher os “IP”. Na verdade, ao optar por esta solução mais moderna, é possível gerir o fluxo de dados usando um cabo Ethernet ou uma rede wifi. No primeiro caso, porém, as imagens são enviadas para uma espécie de gravador antiquado.

Em alguns casos, pode ser útil adotar um sistema de segurança residencial que possua microfone embutido. Dessa forma é possível, além de ver, também ouvir tudo o que se passa na casa ou em todo o caso em frente à sua entrada.

Resolução

Sistema de segurança residencial
Resolução

Como qualquer outro tipo de câmera, mesmo as incluídas nos kits de vigilância possuem, de modelo para modelo, diferentes resoluções. Nesse sentido, vai desde as agora ultrapassadas resoluções de 640×480 pixels até as ultra-avançadas de 2560×2048 pixels.

Se no primeiro caso se trata de imagens de má qualidade, no último definitivamente vai exagerar, devido a resolução tão precisa que se perde para este contexto. Nesse sentido, encontrar um meio-termo pode ser a melhor escolha, tanto por questões de preço quanto pelo possível envio de dados por meio de redes sem fio.

Um formato HD de 1600×1200 pixels é definitivamente suficiente para manter a situação sob controle, mantendo um excelente compromisso entre custo-benefício.

Resistência aos agentes atmosféricos

Uma câmera de segurança geralmente está à mercê da chuva, vento, umidade e qualquer outro tipo de agente atmosférico. Por isso mesmo, existem duas escalas de medição para determinar o quão à prova de intempéries uma câmera é.

Obviamente, se o dispositivo for posicionado em um contexto abrigado (de preferência interno) este não é um requisito fundamental, pelo contrário, é bom ter muito cuidado na fase de compra.

Integração com assistentes virtuais

Se falamos de sistema de segurança residencial no contexto de uma casa inteligente, a possibilidade de integrar dispositivos em um ecossistema inteligente assume um valor muito alto. Nesse sentido, é bom combinar o produto ao assistente virtual fornecido em sua casa.

Dessa forma, do ponto de vista da interação com o resto da casa, pode-se ter um sistema compacto e funcional que está totalmente integrado aos demais eletrodomésticos.

Qual o melhor sistema de segurança residencial inteligente?

Conforme mencionamos lá na introdução, iríamos trazer opções de sistemas de segurança que funcionam de forma inteligente, podendo ser controlados via smartphone ou então através de softwares desktops. Separamos abaixo duas opções, uma da Intelbras e outra da Positivo, possuindo preços bem diferentes. Leia:

Kit Sistema de Alarme sem Fio AMT 8000 Slim da Intelbras

Sistema de segurança residencial
Kit Sistema de Alarme Sem Fio AMT 8000 Slim da Intelbras

O primeiro sistema de segurança residencial inteligente que trazemos é o Kit Sistema de Alarme sem Fio AMT 8000 Slim da Intelbras, empresa confiável e que possui os melhores produtos do mercado em diversos segmentos.

Proteção junto ao melhor custo-benefício. Composta pela central de alarme AMT 8000, sirene XSS 8000, controle remoto XAC 8000, sensor de movimento IVP 8000 PET e sensores de abertura XAS 8000. Divisão por ambientes. A central de alarme AMT 8000 possui 16 partições, o que permite desarmar o sistema em pontos selecionados, mantendo a vigilância nos outros locais.

Maior duração de bateria do mercado que possui alta performance de comunicação, os dispositivos possuem bateria com duração de até 5 anos. Totalmente sem fio com alcance de transmissão de até 600 metros sem barreiras, os dispositivos podem ficar distantes da central de alarmes.

Configuração Remota com o aplicativo AMT Remoto Mobile ou o software AMT Remoto Desktop, é possível configurar a sua central de alarme e sensores. Conteúdo da embalagem: 1 Central de alarme AMT 8000, 1 Sirene de alarme XSS 8000, 1 controle remoto XAC 8000, 2 sensores magnéticos XAS 8000, 1 sensor passivo ivp 8000 pet. O modelo está disponível na Amazon, pelo preço de R$1.499,00.

Kit Casa Segura Positivo

kit casa segura positivo
Kit Casa Segura Positivo

Por fim, trouxemos uma segunda opção de sistema de segurança residencial inteligente, com um preço mais atrativo, qualidade um pouco menor, mas também de uma marca bem tradicional no Brasil. Estamos falando do Kit Casa Segura Positivo.

Com o Smart Central você gerencia a comunicação com os sensores e facilita a configuração do sistema, além de conectá-lo diretamente ao wi-fi da residência. Com sirene embutida, ele tem bateria de backup com até 4 horas de duração.

O Sensor de Movimento detecta presença em ambientes internos da casa. Para isso, ele faz uso de avançada tecnologia que capta movimentações no perímetro coberto, enviando notificações automáticas de atividade através do celular.

Já o Sensor de Abertura é destinado para instalação em janelas, portas ou gavetas, também detectando movimentos que indiquem a abertura desses lugares/compartimentos e também enviando notificações de atividade para o Smartphone pareado.

Com o Kit Casa Segura Positivo, tudo é controlado a partir do seu Smartphone, através do app “Positivo Casa Inteligente”, que você pode baixar pelas lojas Google Play e App Store. Mas se você não quiser usar o seu celular para funções, como, por exemplo, armar e desarmar os alarmes/sensores do kit, não tem problema. Ele acompanha um Controle Remoto com as mesmas funções. Comece agora a aproveitar as vantagens de ter uma casa inteligente e integrada!.

Deixe um comentário