Sua casa elegante com Portas Pivotantes

Sua casa elegante com Portas Pivotantes

ElInove com a elegância das portas pivotantes.

Para ter um destaque incrível logo na entrada da casa, com um elemento muito bonito, que traz muita sofisticação e chama muita atenção, nada melhor do que uma porta pivotante.

As portas pivotantes, são o sonho de consumo de muita gente, principalmente para portas de entrada, pois elas realmente trazem muita imponência para essa parte da casa, sem falar que elas são muito agradáveis e leves de serem abertas.

Se pode encontrar essas portas pivotantes de madeira, de vidro e de vários outros materiais, podendo ainda serem feitas em portas internas, em painéis, fazendo até mesmo portas ocultas ou portas invisíveis.

O que são portas pivotantes?

Basicamente, uma porta pivotante, é uma porta que possui um pivô, que é tipo um pino e ela gira em cima desse pino, ao contrário por exemplo, de uma porta convencional de giro ou porta de abrir, que tem as dobradiças que ficam presas no marco, ou até mesmo no caixote na porta.

elegancia de portas pivotantes de madeira
elegancia de portas pivotantes de madeira

Essas portas pivotantes, não dá para ver ferragem nenhuma, o que dá leveza para o visual dela.

Além disso, esses modelos de porta pivotante, geralmente são maiores, mais largas e até mesmo mais altas e se for usada na porta da entrada ou de uma fachada, acaba por ser um item que deixa o ambiente parecendo mais amplo. Se existe um pé direito mais alto, um pé direito duplo, fica ainda mais bacana e elegante.

Esses pinos, ou o pivô, tem uma parte que fica embutida, dentro da porta, e a outra parte fica, tanto no piso, em cima da soleira, ou também no marco da porta para poder fazer o giro.

Funcionamento de portas pivotantes

Elas funcionam praticamente como um sistema de “macho-fêmea”, onde se tem um encaixe de uma parte na outra. Alguns modelos desde pivô, vem como se fosse uma chave, para conseguir abaixar esse pino, quando for por exemplo, retirar essa porta; já outros modelos só desparafusando mesmo.

Para poder fazer a instalação da porta, é necessário ter o marco e a soleira instalados, assim quando for executar a furação, para o encaixe desses pivôs, tanto na parte superior quanto na inferior, já esteja tudo no seu devido lugar.

Inclusive quando se for utilizar uma porta pivotante de madeira, quando a folha for comprada, é necessário posicioná-la no vão, onde a porta vai ficar, a fim de ver se realmente ela está no tamanho exato, porque muitas vezes é necessário passar uma plaina embaixo e desbastar um pouco, porque ela pode vir um maior e pode ficar raspando no piso.

Na verdade, a instalação dessas portas é muito mais simples do que as outras portas. As portas pivotantes são bem firmes e bem resistentes, porém há de ter muito cuidado, por exemplo em relação ao peso dela com o tipo de pivô que será usado, já que, se não comprar um pivô que realmente resista àquela carga, com o tempo, ela pode acabar empenando.

Outra coisa muito importante para se atentar, é que ela nunca vai abrir 100% do vão que se tem ali. A porta sempre vai perder aquela “virada”, que é onde o pivô estará fixado.

Essa “virada”, geralmente tem 10 cm, então, por exemplo, uma porta de entrada com um acesso aceitável, é necessário, pelo menos, 80 cm de vão; para isso, a porta pivotante deve ter 90 cm de vão, ou um pouco mais.

Os pivôs não precisam necessariamente ser só instalado no canto do vão. Eles podem até mesmo ficar centralizada, onde existam dois vãos da mesma porta, mas para funcionar e criar um efeito bacana, a porta realmente tem que ser bem grande.

Cada vez mais presentes em construções de alto padrão, esses tipos de portas surgem como grandes convites à casa.

Deixe um comentário