Tudo sobre Bromélias

Tudo sobre Bromélias

Características gerais da bromélias

  • As bromélias são plantas perenes. Isto significa que elas vivem por muitos anos, ao invés de morrerem após uma estação de crescimento.
  • As bromélias são epífitas. Elas crescem em outras plantas ou árvores, geralmente tirando nutrientes do ar e da água da chuva que se acumulam em suas folhas em vez de extraí-las diretamente das raízes de seus hospedeiros. Muitas espécies também têm flores de longa duração que atraem polinizadores como beija-flores e borboletas – mas estas flores não produzem frutos ou sementes próprias (embora algumas espécies ainda dispersem algumas sementes quando florescem).
  • As bromélias são plantas tropicais, o que significa que elas só podem sobreviver em climas tropicais com temperaturas quentes durante todo o ano (entre 60°F/16°C e 120°F/48°C). Você pode encontrá-las em todo o mundo em países como o Brasil e o México – e até mesmo dentro de estados como o Havaí!

Classificação da bromélias

  • Classificação Bromeliad
  • Características da bromélias

As bromélias são plantas da família Bromeliaceae e da subfamília Tillandsioideae. Elas não devem ser confundidas com a família de plantas de aparência semelhante conhecida como orquídeas de abacaxi, cujos membros pertencem ao gênero Ananas. A maioria das bromélias são epífitas, crescendo em árvores ou outras plantas [1] e obtendo sua umidade e nutrientes do ar [2]. As raízes de uma bromélias não crescem no solo, mas vivem dentro do substrato no qual ela está crescendo (geralmente outra planta), tomando posse por meio de haustoria especializada que penetra e absorve nutrientes de seu hospedeiro.

Em geral, as bromélias têm folhas dispostas alternadamente em um eixo central; no entanto, algumas espécies apresentam adaptações como ter folhas reduzidas ou ausentes completamente (por exemplo, Guzmania monostachia). Também está presente entre muitas plantas desta família uma inflorescência: ou uma única flor proveniente de um talo curto (monopodial) ou várias flores provenientes diretamente de parte da roseta (schemipodial).

Como cuidar da guzmania

bromelia guzmania
bromelia guzmania

Uma guzmania pode ser uma bela adição à sua casa, mas também requer alguns cuidados especiais.

  • Rega: É importante regar sua guzmania regularmente e manter o solo úmido. Você não quer que o solo seque, especialmente durante os meses quentes quando as temperaturas estão acima de 90 graus Fahrenheit (32 graus Celsius). Desde que você o mantenha bem regado, uma guzmania é tolerante à seca e sobreviverá com rega pouco freqüente.

2 Para fertilização: Você pode usar fertilizante para plantas em flor ou ração com um alimento balanceado para plantas domésticas uma vez a cada duas semanas para obter melhores resultados. Tenha cuidado para não fertilizar em excesso, pois isso pode causar pontas de folhas marrons ou queimaduras nas raízes – dois sinais de excesso de irrigação que podem matar sua planta se não for tratada!

Bromélia vermelha como um símbolo de amor, paixão e afeto

As bromélias vermelhas são usadas como um símbolo de amor, paixão e afeto. Estas plantas vêm em muitas cores diferentes, tais como laranja, amarelo e creme. No entanto, é a variedade vermelha que tem um significado especial para aqueles que valorizam esta planta.

O vermelho é a cor do amor! Ela representa o calor e a paixão, razão pela qual é tão frequentemente associada ao romance. Além de ser uma representação exterior dos sentimentos internos de cada um em relação a outra pessoa ou coisa – o vermelho tem sido comprovado por pesquisas realizadas na Universidade de Harvard para realmente aumentar nossos sentimentos de atração por outras pessoas! Que melhor maneira poderia haver de mostrar a alguém o quanto você se importa do que dar a ele algo que ele mesmo possa crescer?

As bromélias dão grandes presentes porque são fáceis de cuidar – para as plantas caseiras que qualquer pessoa pode gostar de manter ao redor de sua casa ou escritório!

A bromélias como elemento decorativo

As bromélias são uma boa escolha para o paisagismo. Elas são coloridas, atraentes e fáceis de cuidar para as plantas. Elas não requerem muita água, por isso produzem excelentes plantas de interior e também de exterior. Se você tem uma bromélias que precisa de atenção, consulte nosso artigo sobre como replantar bromélias e colocar sua planta de volta em seu lugar feliz!

Simbologia das bromélias

A bromélia em geral, é indicada para presentear amigos, sendo um gesto que representa admiração, inspiração, além de excentricidade e também de resistência.

Essas plantas podem ser associadas à purificação da alma e com efeito desintoxicante e afastam energias negativas. Também conotam um lado espiritual mais voltado à vidência, intuição e mediunidade.

 Elas tem função de abrir a nossa natureza mais profunda, o eu que é parte de um todo maior.

As bromélias são fáceis de cuidar?

As bromélias são plantas fáceis de cuidar. Elas preferem a sombra e um ambiente úmido, portanto, mantêm-nas longe da luz direta do sol e de correntes de ar. Regue levemente quando o solo estiver seco, mas não exagere na água ou sua bromélias apodrecerão.

Você pode cultivar essas lindas plantas em vasos ou no jardim.

Se você estiver plantando uma ao ar livre, certifique-se de que ela receba muito sol – seis horas por dia é o ideal – e que você tenha buracos de drenagem no vaso (você pode usar pedras ou cascalho ao redor do fundo do vaso, se necessário).

Deixe um comentário